Sites Responsivos

Responsivo, isso muda tudo!

Telas, e mais telas. Com a internet das coisas, cada dia que passa temos mais 'coisas' novas que conseguem acessar a internet. E isso é ótimo. Significa que o seu negocio ou o seu produto pode chegar em lugares onde ninguém nunca imaginou.

Hoje temos Notebooks, Desktops, Tablets, Smartphones, Videogames, TVs, SmartWatches e até Geladeiras que acessam a internet!

Parece bizarro, mas é possível dar um comando de voz pro seu relógio e mandar ele buscar por sites como o seu. E se o seu site não estiver preparado pra exibir o conteúdo no formato certo, o visitante pode desistir de você e partir pro seu concorrente.

Tecnicamente o que controla o formato do seu site de acordo com o tamanho de tela é o CSS. Ele verifica o tamanho de tela que você está utilizando e organiza o conteúdo de acordo com a tela. É possível exibir o mesmo conteúdo em formato diferente ou substituir o conteúdo de acordo com o tamanho.

Pra isso, precisamos estudar cada caso. No Smartphone, por exemplo, a navegação do site se faz na vertical. E não podemos abusar de muitas imagens, visto que isso pode tornar a navegação pesada em conexões 3G, por exemplo.

É claro que todo o charme do site ainda está na versão Desktop/Notebook, visto que estes dispositivos ainda são mais potentes e oferecem mais recursos de navegação. Mas isso não vai durar muito tempo. Em poucos anos, talvez comecem aparecer sites